Como minerar Bitcoin no Brasil? Vale a pena?

Como minerar Bitcoin no Brasil

Minerar Bitcoin no Brasil funciona assim: você empresta seu poder computacional, o computador resolve os problemas matemáticos e você é recompensado com Bitcoins como forma de incentivo para manter a rede online. Se você quer saber mais sobre a mineração, continue a leitura.

Pensado por Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, como uma forma de tornar a rede sustentável, tem como base para funcionamento a necessidade de ter computadores ligados 24 horas por dia para confirmar e auditar as transações da moeda virtual.

Para minerar Bitcoin é necessário ter um computador com alta capacidade de processamento. Diante da dificuldade de minerar Bitcoin, atualmente não é mais possível fazê-lo com seu computador caseiro. Os mineradores compram máquinas que foram feitas especialmente para minerar bitcoin, como as ASICS.

O papel delas é encontrar uma sequência que torne um bloco de transações de bitcoin compatível com o bloco anterior. Para isso, o computador precisa efetuar milhares de cálculos por segundo para encontrar a combinação perfeita, por isso que eles precisam ser extremamente potentes.

Ao encontrar a sequência compatível, o minerador recebe uma recompensa em bitcoin para cada bloco que ele minerar. Essa recompensa foi criada com a intenção de pagar as pessoas que emprestam poder computacional para manter a rede do Bitcoin funcionando, conhecida como blockchain.

Milhares de mineradores competem diariamente pela recompensa que os blocos oferecem. Um bloco de transações de Bitcoin é formado a cada 10 minutos, então a competição recomeça nesse período de tempo.

E a partir daí, como se consegue Bitcoin?

Cada bloco com transações de bitcoin tem uma “digital”, que é um Hash que deve ser compatível com o do bloco anterior e posterior. Assim, o papel do minerador é encontrar um Hash que seja compatível com o bloco anterior, quando ele encontra, o minerador ganha uma recompensa de 12.5 Bitcoin.

Desta forma, o vencedor e os seus Bitcoins são informados para que toda a rede valide e saiba que esses novos bitcons pertencem a esse minerador, de modo que ele possa fazer uso do seu prêmio.

Existe um grande banco de dados que atua como “livro de registros”, o chamado “blockchain”, onde cada transação é registrada de forma cronológica e linear, sendo também digitalmente assinada para garantir sua integridade e veracidade. Com isso, uma cópia dele está presente em cada computador da rede, o que permite que eles possam validar ou não as informações recebidas de acordo com os dados que possuem.

Nesse sentido, a aprovação de cada transação depende de um consenso, o que previne fraudes.

Quais são as vantagens e desvantagens de se minerar Bitcoin?

Vantagens

  • É possível ganhar dinheiro apenas “mantendo o computador ligado”.
  • É uma forma de contribuir ativamente para a rede de transações do bitcoin.
  • Pode representar, no longo prazo, uma interessante forma de complementação de renda.
  • Com uma boa gestão, pode-se obter ganhos significativos.
  • No caso de um upside nos preços do bitcoin, os seus lucros aumentam.

Desvantagens

  • Dependendo do cenário, não é rentável. Vale mais a pena comprar bitcoin diretamente com o valor que se pretendia investir com infraestrutura e computadores para minerar, e esperar a valorização.
  • Apenas trará retorno de longo prazo, ponto negativo para quem quer uma rentabilidade rápida do investimento.
  • É necessário ter uma excelente gestão de segurança e noção de computação.
  • No caso de um downside nos preços do bitcoin, os seus lucros diminuem.

Vale a pena minerar Bitcoin?

No Brasil, a mineração de Bitcoin só vale a pena para quem está disposto a investir uma alta quantia na atividade. Ou seja, a mineração vale a pena para quem quer montar verdadeiras fazendas.

Assim, se você não está disposto a investir uma fortuna em mineração de Bitcoin, é melhor comprar diretamente a moeda e tentar ganhar dinheiro através de operações de trading de Bitcoin e arbitragem, ou até mesmo holdando a moeda. Você pode adquirir suas primeiras frações de Bitcoin e realizar trades em Exchanges, como na Foxbit, por exemplo.

Uma mineradora leva em torno de 1 ano para se pagar, ou seja, você só vai ter todo dinheiro investido de volta depois de 1 ano a 1 ano e meio, o que é bastante tempo.

Só para ter uma ideia de como comprar a moeda é mais lucrativo, quem comprou 0.1 Bitcoin há exatamente 1 ano, teve mais de 85% de retorno sobre o seu investimento. Se esses 0.1 BTC tivessem sido usados para comprar mineradoras, o investimento ainda não estaria pago.

Comments (No)

Leave a Reply