O que é e como funciona XRP (Ripple)?

o que é XRP (Ripple)

O XRP Ripple, é um ativo digital para pagamento que chegou ao mercado em janeiro de 2013 para tornar as remessas internacionais de dinheiro mais rápidas, seguras e baratas. É um produto da empresa Ripple Labs Inc.

Quem já precisou enviar dinheiro de um país para o outro sabe o quão lento é este serviço, em alguns casos, a transferência pode demorar até cinco dias úteis, além da demora, envolvem uma série de intermediários e taxas. Assim, usando a tecnologia inspirada no blockchain e uma rede global descentralizada, o XRP permite que as remessas sejam praticamente instantâneas, garantindo liquidez para pagamentos, evitando intermediários, e reduzindo as enormes taxas envolvidas nas operações.

É um sistema distribuído de pagamentos de código aberto. O objetivo do sistema Ripple, de acordo com seu site, é permitir que as pessoas se libertem dos “muros” criados pelas redes financeiras – ou seja, cartões de crédito, bancos, PayPal e outras instituições que restringem o acesso com taxas, encargos para as operações cambiais e atrasos de processamento.

Como funciona XRP Ripple?

A criptomoeda XRP utiliza a tecnologia blockchain para se interligar aos bancos, aprimorando a velocidade de transação e reduzindo custos dessas instituições, não sendo descentralizada e não é minerada como o Bitcoin e é emitida pela própria empresa Ripple Labs Inc.

A proposta principal da Ripple é fazer transferências entre vários ativos diferentes, de forma rápida e barata, assim, seus tokens podem representar moedas fiat, ouro, milhas ou qualquer outro ativo, incluindo o próprio Bitcoin. A ideia é unir o sistema de criptomoedas com as instituições bancárias para incluir o dinheiro físico no protocolo Ripple, o processo é tão inovador que mais de 100 bancos já fecharam parcerias com a Ripple XRP, entre eles: Santander, BBVA, Unicredit e CBW BANK.

Entre as principais características do protocolo Ripple, estão:

  • alta velocidade nas transações;
  • alta escalabilidade;
  • baixos custos nas transações;
  • baixo custo de energia na geração da rede.

Assim como o Bitcoin, a XRP traz uma revolução na forma como os bancos trabalham e como alguns deles já entraram nessa onda tecnológica, é sempre bom estarmos atentos para saber as novas tendências tecnológicas e investir cada vez melhor.

Para movimentar, armazenar e acessar suas moedas da XRP, é preciso montar uma carteira digital em uma Exchange.

Vantagens da Ripple

  • Velocidade: mais rápido que qualquer ativo, as transações de XRP são realizadas em até 4 segundos.
  • Custo: O XRP possui custos de transações mais baixos em relação a outra criptomoedas, como Bitcoin ou Ether, por exemplo.
  • Escalabilidade: Tão escalável quanto a rede Visa, por exemplo, com 1500 transações por segundo.

Desvantagens da Ripple

  • No caso de comprar do exterior, o suporte será sempre e totalmente em inglês. Então se você não é fluente no idioma, vai precisar de ajuda para efetuar transações.

como funciona XRP (Ripple)

Preço da XRP Ripple hoje

.

Como comprar e investir em XRP Ripple?

Para negociar a XRP, é preciso usar plataformas de compra e venda de criptomoedas, também conhecidas como exchanges, as maiores negociadoras de XRPs em termos de volume negociado durante a escrita deste artigo são as plataformas MXC, BCEX e RightBTC.

O primeiro passo é se cadastrar na exchange de sua escolha. Depois, veja qual é o volume de XRPs que você quer comprar. E o pagamento pode ser feito por meio do cartão de crédito, por meio de serviços online como o PayPal ou até por meio de outras criptomoedas, como a bitcoin.

Toda moeda virtual precisa ser armazenada em uma carteira digital, ou wallet. A XRP não é uma exceção, sendo um investimento dependente do universo online, toda criptomoeda está sujeita a ataques cibernéticos ou falhas nos sistemas de armazenamento.

Por isso, o ideal é criar uma carteira digital própria e armazenar uma cópia dos seus dados financeiros.

A XRP é mais uma criptomoeda que pode entrar em sua carteira de investimentos, no rol das aplicações mais agressivas em riscos e retornos. Mesmo sendo volátil, a XRP é uma das moedas virtuais que mais se relacionam às instituições financeiras tradicionais.

Atualmente é possível comprar Ripple com Bitcoin, Ethereum e Tether em exchanges estrangeiras como a Binance, Bittrex e Poloniex. Como já citamos, a principal desvantagem em comprar Ripple em exchagens estrangeiras é a comunicação com o suporte, caso você precise de ajuda e não sabia falar inglês.

Mas não se preocupe, é possível, sim, comprar Ripple XRP no Brasil, com Reais e suporte em português. As melhores exchanges são: Mercado Bitcoin e BitcoinTrade. O XRP é uma das principais criptomoedas que tiveram um grande recuo este ano.

Comments (No)

Leave a Reply