O que é Ripple e como funciona? Entenda de uma vez!

O que é Ripple

Ripple é um protocolo de pagamentos que utiliza a tecnologia Blockchain, criado em 2012, pela empresa Ripple Labs. Empresa de tecnologia americana especializada em desenvolver o sistema de transferência de dinheiro entre instituições e países. A sua criptomoeda nativa, usada para pagamentos e manutenção na plataforma é a XRP.

Como funciona o Ripple?

O Ripple tem o propósito de ser um protocolo de pagamento de outros ativos, ele permite que instituições bancárias e não bancárias incorporem seu sistema de protocolo, permitindo que seus clientes usem seu serviço. Seu sistema se baseia em um banco de dados público compartilhado, cujos conteúdos são decididos por consenso, permitindo que sistemas de diferentes instituições financeiras se comuniquem.

Os pagamentos no Ripple são criptograficamente assinados, sendo que, para transações em XRP, a Ripple usa seu registro contábil interno, enquanto que para outros ativos ela utiliza vários protocolos de verificação de usuários e serviços bancários.

Os seus tokens podem representar qualquer tipo de ativo, como moeda fiduciária, criptomoeda, commodity ou qualquer outra unidade de valor, como milhas de voos ou minutos de telefonia móvel, ou seja, com essa sistema você pode trocar criptomoeda em moedas fiduciárias, ou moedas fiduciárias em milhas de voo, etc.

O XRP e o Ripple

O XRP é a moeda nativa da rede Ripple. Ele é divisível em até 6 casas decimais, e a menor unidade é chamada de “drop”, com 1 milhão de “drops” sendo igual a 1 XRP. Foram criados 100 bilhões de XRP no início da Ripple, dos quais 50% ficaram de posse da empresa Ripple Labs, e os outros 50% serão distribuídos para os clientes desta.

O XRP é como uma moeda de ponte, ou seja, ela normalmente é usada quando uma pessoa quer, por exemplo, trocar real em libras, mas não tem um meio de fazer isso diretamente, então ela utiliza o sistema da Ripple Labs para trocar o Real em XRP, e depois troca o XRP em Libras.

Vantagens do XRP

  • É mais rápido que qualquer ativo, as transações de XRP são realizadas em até 4 segundos.
  • Ele têm grandes empresas como parceiras a exemplo do banco Itaú, Unibanco do Brasil, IndusInd da Índia, e empresas de remessa de dinheiro InstaReM de Singapura, Beetech do Brasil e Zip Remit do Canadá.
  • Possui custos de transações mais baixos em relação a outra criptomoedas, como Bitcoin ou Ether, por exemplo.
  • Alta escalabilidade, aguenta cerca de 1500 transações por segundo.
  • Pode ser trocado em qualquer ativo, sendo usado como moeda intermédiária.
  • Não depende de mineração por prova de trabalho, tornando a mais barata e limpa. 

Desvantagens da XRP

  • Não é descentralizada, como classicamente as principais criptomoeda são, muitos adeptos mais radicais a descentralização das criptomoeda nem a consideram uma criptomoeda. Algo que talvez nem posso ser visto como desvantagem.

O que é Ripple e XRP

Qual valor do Ripple (XRP) nesse exato momento?

Saiba aqui quanto custa o Ripple (XRP) em tempo real:

.

Como comprar Ripple (XRP)?

Para comprar Ripple (XRP) basta cadastrar-se em uma Exchange que negocie essa criptomoeda, como o Mercado Bitcoin, BTC38, Binance, Gate.io e depositar um valor que queira comprar em XRP. Lembre-se de transferir suas XRPs para uma wallet segura após a compra.

Lembrando que sempre é necessário estudar muito sobre o ativo antes de começar a investir, o Ripple tem o foco no sistema de transações bancárias, a sua criptomoeda nativa, o XRP, atualmente está cotada no valor de R$ 0,95.

Se estiver interessado em começar a investir em criptomoedas existem vários artigos em nosso site que podem te auxiliar nesse universo de investimento que pode ser um novo começo de vida.

Parcerias ao longo do tempo

O sistema Ripple está sendo cada vez mais usado por empresas como UniCredit, Santander, como infraestrutura de sua liquidação. O primeiro banco a usar Ripple foi o banco totalmente online alemão chamado Fidor Bank de Munique, no início de 2014. Alguns meses depois, o banco Cross River de Nova Jersey e o CBW Bank, com sede em Kansas, anunciaram que estariam usando o protocolo Ripple.

Em dezembro, a Ripple Labs começou a trabalhar com o serviço de pagamentos global Earthport, que inclui bancos como o Bank of America e o HSBC, operando em 65 países, com o objetivo de implementar uma nova rede internacional de transferência de dinheiro em tempo real.

Além de outras parcerias como Banco Itaú, Unibanco do Brasil, IndusInd da Índia, e empresas de remessa de dinheiro InstaReM de Singapura, Beetech do Brasil e Zip Remit do Canadá. Ainda assim a empresa está investindo em Marketing pesado, foi anunciado que Ronaldinho Gaúcho será seu garoto propaganda, para que haja uma difusão ainda maior do seu mercado.

Comments (No)

Leave a Reply