LiteCoin (LTC): O que é, como funciona e como comprar?

LiteCoin (LTC)

Litecoin (LTC) é uma criptomoeda criada em outubro de 2011, ela é descentralizada e compartilha do mesmo código do Bitcoin, porém com algumas diferenças, funcionando há mais de 7 anos tornou-se uma das principais criptomoedas do mercado. Seu Market Cap (valor de mercado) atual é de R$ 12 bilhões.

A Litecoin é uma moeda ponto-a-ponto baseada na Internet que permite pagamentos instantâneos com um custo próximo à zero para qualquer indivíduo no mundo, sendo uma rede de pagamentos mundial, totalmente descentralizada e sem autoridades centrais, segura e favorece os indivíduos a manterem controle de suas próprias finanças.

Assim, possuindo confirmação de transações mais rápidas e melhor eficiência de armazenamento comparado com a moeda líder também baseada na matemática. Com considerável suporte da indústria, volume de negociações e liquidez, Litecoin é uma ferramenta de comércio que complementa o Bitcoin.

A rede da Litecoin é descentralizada e não tem um ponto único de falha. Isso significa que governos e grandes empresas não serão capazes de congelar seu saldo ou mesmo tomá-lo e o fato dela compartilhar o mesmo código do Bitcoin, ou seja, muitas das atualizações do Bitcoin podem ser feitas também para o Litecoin.

Como funciona o Litecoin?

A rede Litecoin oferece melhorias e diferenças relacionados ao Bitcoin, entre elas, o processamento de um bloco a cada 2,5 minutos, em vez de cada 10 minutos como é o caso do bitcoin; produção de 84 milhões de litecoins, o que representa quatro vezes mais unidades do que a rede Bitcoin: e, utilização da função scrypt no seu algoritmo de provas de trabalho: uma função sequencial de memória rígida que foi pensada inicialmente por Colin Percival.

Esta função tem como objetivo prevenir que a mineração em GPU, FPGA e ASIC tenha uma vantagem significativa sobre a mineração com CPU, embora atualmente a mineração em GPU seja 10 vezes mais eficiente do que a mineração em CPU, assim, cada Litecoin é subdivisível em 100.000.000 unidades menores, definidas por oito casas decimais.

As transações, saldos, e emissões são geridas por uma rede peer-to-peer muito semelhante à do Bitcoin, através de scrypt e seu esquema de provas de trabalho (as Litecoins são emitidas quando é encontrado um valor hash suficientemente pequeno, neste ponto é criado um bloco, o processo de criação dos blocos é chamado de mineração).

A taxa de emissão forma uma série geométrica, e esta taxa divide-se em dois a cada 4 anos (cada 840.000 blocos) atingindo um total de 84 milhões de LTC. A natureza intensiva da memória scrypt significa que Litecoin é mais adequada do que Bitcoin, para a mineração em GPU (Unidade de Processamento Gráfico).

Principais vantagens do LTC

  • O algoritmo da Litecoin é muito mais simples que o da Bitcoin, o que torna a execução mais fácil em unidades de processamento de gráficos (sigla em inglês: GPUs). A característica resulta em uma barreira inferior para investimentos.
  • a Litecoin possui geração de bloqueio mais rápida. Enquanto a Bitcoin leva cerca de 10 minutos para ser bloqueada, com a LTC o processo é feito em apenas dois minutos e meio. Essa diferença diminui as taxas de transações, fazendo com que a Litecoin seja uma moeda criptografada mais atrativa aos investidores.
  • O limite de vida da LTC é superior ao da Bitcoin (84 milhões de moedas em oposição à 24 milhões). Uma vez que este limite seja atingido, pode diminuir a segurança e a estabilidade dos quadros de bloqueio em cada moeda.

Principais desvantagens do LTC

  • É uma criptomoeda que pode desvalorizar em muito pouco tempo.
  • Uma vez que você realiza uma transação com Litecoin, ela não pode ser revertida, o que significa que você deve ter muito cuidado com sua conta e com a forma como a protege. Apesar de muito eficiente, ela não é aceita em tantos lugares como a Bitcoin é.
  • O anonimato na plataforma facilita para quem faz transações desonestas no mercado negro da internet, e isso acaba manchando um pouco sua imagem.

o que é litecoin

Qual valor do Litecoin hoje?

Confira abaixo qual o valor em tempo real do LTC hoje:

.

Como investir em Litecoin LTC?

O Litecoin é uma moeda que, assim como as outras, passa por períodos de altos e baixos. Entretanto, é possível conseguir boas negociações, principalmente ao observar as tendências de valorização e desvalorização da criptomoeda, assim, adquirir Litecoin em períodos de queda no valor abre possibilidades de lucros grandes quando ela voltar a se valorizar.

Se você busca alternativas ao Litecoin, saiba que existem centenas de criptomoedas no mercado e que as possibilidades são enormes. Entretanto, o ideal é investir naquelas que se apresentam mais sólidas, com boas possibilidades de valorização. Saiba quais são as melhores criptomoedas para investir em 2020.

Mas é preciso ter cuidado: como qualquer moeda digital, a rentabilidade do Litecoin pode oscilar muito. Nesse aspecto, quem quer investir em ativos mais arriscados, como as criptomoedas, precisa criar um fundo de emergência.

Como comprar Litecoin?

É importante optar por um corretor recomendado ao negociar Litecoin, uma vez que isso significa que seu investimento está protegido através de regulamentação.

Você pode comprar Litecoin com Cartão de Crédito ou Débito; por meio de troca em algumas corretoras desde que você esteja familiarizado com a transferência de fundos em sua carteira virtual, o processo é relativamente simples e geralmente sem custos; e, comprar com PayPal.

Presentemente, as Litecoins são comercializadas para ambas as moedas fiduciárias e as bitcoins, geralmente nas transações online. As transações reversíveis (bem como as realizadas com cartão de crédito) não são utilizadas normalmente para comprar Litecoins, pois as transações com Litecoin são irreversíveis.

Comments (No)

Leave a Reply