O que é Ethereum e como funciona?

O que é Ethereum

Muito se tem falado sobre criptomoedas nos últimos anos, principalmente após o ano de 2017, quando o Bitcoin “explodiu” e valorizou mais de 1000%. Se você acompanha o nosso blog, sabe que existem milhares de criptomoedas disponíveis no mercado. Uma delas é a Ethereum.

Neste post, iremos explicar o que é e como funciona a Ethereum, como você pode comprar de forma segura e inteligente e todos os aspectos importantes de uma das moedas digitais mais valiosas do mundo. Continue a leitura do texto e confira!

O que é e como funciona Ethereum?

O Ethereum é a segunda maior criptomoeda no mercado, ela é uma plataforma descentralizada de criptomoedas capaz de ir além da Bitcoin ao executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain.

Ele elevou o uso do blockchain a outro patamar ao utilizar a tecnologia para fazer contratos inteligentes. A Ethereum tem uma moeda virtual chamada Ether, ela foi fundada pelo canadense Vitalik Buterin em Janeiro de 2014, ele foi financiado como um projeto de crowdfunding, enquanto ainda estava na faculdade de Ciências da computação.

Enquanto a maioria das tecnologias tende a automatizar os trabalhadores na periferia fazendo tarefas domésticas, os blockchains automatizam o centro. Em vez de deixar o taxista desempregado, o blockchain coloca a Uber fora do trabalho e permite que os taxistas trabalhem diretamente com o cliente. — Vitalik Buterin, co-fundador da Ethereum.

O que são contratos inteligentes?

Os contratos inteligentes são como um contrato normal, entretanto, é um contrato disposto em uma página web pelo programa da Ethereum, que utiliza a tecnologia Blockchain para registrá-lo. Eles são programas que são usados para autoexecutar as informações neles contidas. Como, por exemplo, programar para que em determinado dia uma quantia ser enviada automaticamente para uma pessoa.

Eles possuem diversas vantagens como a transparência, já que qualquer uma das partes pode acessá-lo facilmente, basta ter acesso a internet; imutabilidade, pois os contratos não poderão ser modificados, e praticidade, pois o contrato pode se autoexecutar.

Essa tecnologia está sendo estudada para diversas áreas, como, por exemplo, transferências financeiras para qualquer parte do mundo, campanhas de crowdfunding, apólices de seguro, registro de títulos de propriedade, coleta de impostos, votações, registro de histórico médico, etc. Os contratos inteligentes registrados no blockchain do Ethereum e a mineração é paga em Ether, o combustível da plataforma.

A vantagem principal de um blockchain é permitir a troca de informações entre partes que não se conhecem e não confiam umas nas outras, sem a necessidade de que haja uma entidade central que assume o papel de árbitro. A sua política é regida pela ERC (que significa Ethereum Request for Comments) é um conjunto de diretrizes e padrões técnicos utilizados pelos desenvolvedores para construção e melhorias na rede Ethereum.

O que é Ether?

O Ether é a criptomoeda da Ethereum, ele é utilizado como pagamento para os mineradores que avaliam os contratos inteligentes. O ether pode ser dividido em unidades fracionadas que fazem referência a pessoas envolvidas com o desenvolvimento das tecnologia de criptografia, moedas digitais e contratos inteligentes: Finney, Szabo, Wei e outros.

A Ethereum faz uma previsão de que futuramente poderá processar 1 milhão de transações por segundo e com uma potencialização para mais de 100 milhões. Ela tem o segundo maior capital de criptomoedas, ficando atrás apenas do Bitcoin, devido ao seu foco em “contratos inteligentes” que na maioria dos casos são de investidores que usam o Ethereum para financiar Startup e empresas de tecnologia.

Se você se interessou pelo projeto Ethereum pode investir agora mesmo, há artigos em nosso site que podem te direcionar sobre esses investimentos. Não perca tempo, comece a investir agora mesmo e encontre uma nova forma de negócio.

Como funciona Ethereum

Vantagens do Ethereum

  • A plataforma de contratos inteligente mais popular que está sendo usada atualmente. Essa é a principal vantagem, pois essa é uma tecnologia com um grande e vasto potencial, que a empresa praticamente lançou, ou seja, ela está muito à frente no manejo da tecnologia de contratos inteligentes com possibilidades futuristas.

Desvantagens do Ethereum

  • A velocidades de transação, que é mais lento que outras plataformas de contrato inteligente, levando em média cerca de 3,5 minutos para uma transação passar.
  • Custo maior para fazer transações na rede.

Qual valor do Ethereum hoje?

Abaixo você pode ver o valor do Ether em tempo real.

.

Onde comprar Ethereum?

Atualmente, comprar Ether é muito rápido e simples. Ele pode ser encontrado nas melhores corretoras e Exchanges do Brasil. Fizemos um texto especialmente sobre como você pode comprá-lo: descubra como é onde comprar Ethererum.

Quem pode investir em Ethereum?

O Ethereum pode ser interessante como investimento para investidores que não tem “medo de perder”, visto que é um ativo de renda variável e que pode ter gigantescas alterações durante um mesmo dia.

Não é o mais indicado para pessoas com perfil de investidor conservador ou que ainda estão construindo sua reserva se emergência. Devido a alta variação do preço, a pessoa pode perder todos os seus ativos, ficar no vermelho, e, consequentemente, passar por dificuldades financeiras.

Ethereum Classic: O que é e porque existe?

Atualmente, muitas pessoas tem dúvidas sobre o porquê de existir a Ethereum e a Ethereum Classic. A verdade é que as duas originalmente eram uma só até o ano de 2016, quando um hacker roubou cerca de 50 milhões de dólares em Ether de um fundo da The DAO (Organização Autônoma Descentralizada) que atuou como um fundo de capital de risco cujo objetivo era financiar aplicações distribuídas na Blockchain, eles acumularam cerca de 14% dos tokens da Ethereum. Como solução para tal problema, foi feito um hard fork, que é como se fosse uma atualização do sistema Blockchain da Ethereum.

A partir dessa atualização em que a Blockchain se dividiu em duas, o novo Blockchain começou uma nova contagem do zero, que foi seguida pela Ethereum, enquanto que a Ethereum Classic ficou com o a contagem antiga. A Ethereum conseguiu muito mais popularidade e valor do que a Ethereum Classic, no entanto, a Ethereum tem um maior valor de taxa de transferência por operação (hash), mas também tem uma maior segurança.

Tal acontecido poderia ter sido evitado, pois antes do ataque hacker uma pessoa divulgou na internet falhas no sistema de segurança da The DAO, mas, eles nada fizeram para corrigir as falhas.

Comments (No)

Leave a Reply