O que é EOS e como funciona a criptomoeda?

O que é EOS

EOS é uma blockchain, ou seja, uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização como medida de segurança, funcionando como um contrato inteligente para implantação de aplicativos descentralizados (dApps) e corporações autônomas descentralizadas.

Ele foi introduzido para resolver os problemas de escalabilidade, altas taxas de transação e outros problemas relatados em outras criptomoedas. Atualmente é a sétima maior criptomoeda, atingindo o valor de mercado de 12 bilhões de reais.

Como funciona a criptomoeda EOS?

O funcionamento deste sistema é baseado em um Mecanismo de Consenso e Alocação de Recursos.

Mecanismo de Consenso

As transações serão validadas usando o mecanismo de consenso Delegated Proof of Stake (DPOS), nele os usuários elegem os validadores de blocos (algo parecido com os mineradores do Bitcoin), as eleições são feitas continuamente, dessa forma qualquer ator perverso poderá ser trocado rapidamente pela comunidade.

A plataforma terá apenas 21 validadores, cada validador é eleito em um processo contínuo de eleições (a cada três dias), e assim, os validadores terão o poder de modificar o blockchain, paralisar aplicações e fazer hardforks (que é uma alteração no protocolo de uma criptomoeda que é incompatível com as versões anteriores).

Alocação de recurso

É um sistema operacional com memória RAM, processador e memória para arquivos. Para usá-lo é preciso “emprestar” os seus tokens e comprar espaço de execução ou memória. Os desenvolvedores e usuários tem que lidar com alguns aspectos deste sistema operacional, que tem como principais: Bandwith/Computação, Ram (Banco de dados), Storage e sistema de votação.

Para fazer uma transação e conseguir usar um dos recursos acima, o usuário/desenvolvedor precisará colocar seu token em um estado de staking (ele ficará preso ao usuário B que detêm os recursos). Para cada solicitação de uso, será necessário esperar 3 dias para retomar os tokens e aplicá-lo em outra tarefa.

O sistema difere para o uso de RAM, digamos que sua aplicação precise de mais capacidade de processamento da rede, você poderá retirar ou alocar mais EOS Coins e a capacidade será modificada. Já para utilizar os recursos de armazenamento, o que inclui os próprios contratos inteligentes, os validadores vão disponibilizar uma quantidade de armazenamento limitada e todos os arquivos terão referências no IPFS. A alocação do espaço, utilizado nos contratos e transações, pode ser delegada para os futuros usuários, possibilitando um sistema sem taxas.

As funções de sistema operacional são:

  • Execução de Contratos Inteligentes: a plataforma consegue executar milhares de Smart Contracts, são contratos executados de maneira autônoma e é um código de computador autoexecutável desenvolvido para facilitar, efetivar e proteger as operações financeiras no Blockchain, formalizando negociações entre duas ou mais partes, sem precisar de agentes mediadores.
  • Aplicações Descentralizadas (dApps): são aplicativos que trabalham dentro do sistema EOS. Podemos dizer que é a mesma ideia que encontramos no Ethereum, porém com alguns conceitos diferentes. Onde os usuários da Internet não têm controle exclusivo sobre os dados que compartilham nos sites.

O EOS tem o potencial de ser uma alternativa muito mais rápida e eficiente que o Ethereum. O Ethereum foi criado não apenas para ser uma criptomoeda, mas também uma plataforma executando programas de computador baseados em criptomoedas chamados de contratos inteligentes. Mas o Ethereum é lento para processar transações, porque cada nó na rede Ethereum deve manter um registro do saldo de cada conta e o estado de cada contrato.

Os desenvolvedores do EOS dizem que ao delegar a responsabilidade do processamento de transações para apenas 21 produtores de blocos, que são eleitos pela comunidade de titulares de tokens, o sistema será capaz de alcançar milhares de transações por segundo.

As principais vantagens

  • Escalonável horizontal e verticalmente (milhões de transações por segundo com comunicação assíncrona e processamento paralelo);
  • Ecossistema de código-fonte aberto;
  • As transações são 100% livres de taxas (através de um modelo de propriedade onde os usuários tem a posse e o direito de uso dos recursos com base na sua participação ao invés de pagar por transações);
  • Simplificação de processos como correção de bugs e alterações ao blockchain.

As desvantagens

  • Startup é novo e não está lançado completamente, por isso, não há garantia de que no futuro, os elaboradores de aplicações com base de plataforma não terão problemas;
  • A informação fornecida sobre as elaborações ainda tem mais um caráter publicitário, do que comprobatório.

como funciona EOS

Qual o preço do EOS agora?

Quer saber quanto vale um EOS neste exato momento? Veja a cotação em tempo real abaixo:

.

Como investir e comprar EOS?

Apenas compre tokens na bolsa. Antes de comprar, você deve preparar um local para armazenar a criptomoeda e seu uso posterior, se não quiser que os tokens sejam armazenados na carteira de câmbio. A carteira oficial de criptomoeda EOS não foi desenvolvida.

A empresa desenvolveu apenas uma bolsa de linha de comando, que pode ser obtida com o software EOSIO, mas não há interface gráfica para ela, mas existem recursos de terceiros que a desenvolveram. No entanto, o Block.one não oferece suporte a nenhum dos projetos e oferece aos usuários a exploração independente do mercado e a escolha de um método adequado. A empresa também não planeja lançar uma carteira de hardware.

O sistema EOS usa o protocolo ERC-20. Isso possibilita o armazenamento dessa criptomoeda em carteiras universais que suportam esse padrão, como MyEtherWallet, Exodus ou Ledger de hardware Nano S.

Os criadores planejaram adicionar EOS à negociação em trocas de criptomoedas após a conclusão da OIC. Mas os planos mudaram e, dois meses após o início, esse símbolo foi vendido livremente em bolsas de criptomoedas. Após o término da licitação para ICO, você pode comprar tokens de projeto somente em bolsas de valores nas quais existem pares de negociação com EOS.

Comments (No)

Leave a Reply