Dogecoin: O que é, como funciona e como comprar?

Dogecoin

Dogecoin é uma criptomoeda rápida e adequada para cenários de micropagamentos, trata-se de uma criptomoeda descentralizada, peer-to-peer, que funciona como dinheiro online. Além de ter uma origem divertida, ela é bastante popular não apenas na sua comunidade, mas também em diversos meios de comunicação.

Surgiu em dezembro de 2013, sendo criada pelo programador Billy Markus que levava o projeto como estilo de piada e com intuito de diversão, tornando a forma de brincar e entreter as pessoas uma marca para a criptomoeda. Mas ela se tornou uma coisa séria, desenvolvendo-se rapidamente, criando uma comunidade própria ao seu redor e começando a crescer e ser utilizada por milhares de pessoas.

Dogecoin foi assim nomeado após o popular meme “Doge” de um cão japonês Shiba Inu ter estourado na internet durante 2013. Assim, com milhares de usuários postando memes sobre Doge e Dogecoin em redes sociais, ela se tornou mais conhecida e valorizada e trouxe o público ao maior envolvimento com a criptomoeda.

Dogecoin foi rapidamente divulgada devido ao alto entusiasmo dos membros da sua própria comunidade. Mesmo que o time inicial de desenvolvedores tenha se desfeito, a sua manutenção técnica e divulgação comercial estão sendo apoiados espontânea e constantemente por seus entusiastas, tornando-se uma criptomoeda que realmente pertence a sua comunidade ao invés de uma empresa, sendo uma das carteiras mais baixadas e utilizadas no mundo.

Como funciona o Dogecoin?

A moeda ganhou força como um sistema de gorjetas na Internet, no qual os usuários de mídia social concedem dicas à DOGE para outros usuários por fornecer conteúdo interessante ou digno de nota.

Devido à sua natureza de criptomoeda, você pode comprar-los, trocá-los, minerar Dogecoin e até mesmo receber gorjetas neles para guardá-los em sua carteira Dogecoin.

As principais carteiras para armazenar esta criptomoeda são: Ledger Nano S, KeepKey (ambas carteiras de software), Jaxx, Coinomi e a Dogecoin Wallet (carteira oficial da moeda), assim, pode-se guarda numa paper wallet, no seu computador, seu smartphone ou um site de exchange, e ser utilizado para comprar bens e serviços.

Pode-se também trocá-lo por outras moedas digitais (ou converter Dogecoin para reais) e você pode facilmente obter a carteira Dogecoin visitando o website oficial da moeda.

Vantagens da DOGE

  • O DOGE tem vantagens como menor tempo de transação e fácil mineração, isso porque funciona com o sistema similar ao do Bitcoin e do Litecoin. Também conta com recompensas aleatórias, que foram fixadas em 10 mil blocos.
  • O tempo de confirmação da Dogecoin é apenas 1 minuto, muito mais eficiente que 10 minutos do Bitcoin e 2,5 minutos do Litecoin, tornando-se uma ótima ferramenta para realizar micropagamentos.

Desvantagem da DOGE

  • A moeda não vem tendo muita valorização, e acredita-se que o principal motivo seja porque não há um limite máximo no número de moedas a serem mineradas, assim, fazendo com que o DOGE seja inflacionário. Isso pode se dar porque com a expansão monetária nessas proporções, se torna improvável haver alguma valorização repentina.

o que é Dogecoin

Cotação do Dogecoin hoje

Quer saber quanto vale 1 Dogecoin (DOGE) hoje? Confira abaixo:

.

Como investir e comprar?

Você pode comprar Dogecoin em várias bolsas online como Bittrex ou Cryptopia, que oferecem DOGE/LTC, DOGE/BTC e outros pares de negociação. Além disso, também pode comprar o Dogecoin diretamente em sites como Livecoin.net ou EXMO.com.

Devido a que o DOGE oferece transações rápidas sem congestionamento de rede e taxas de transação de 1 Dogecoin (cerca de 0,01 dólar), este altcoin também é amplamente aceito em transações, tornando-se uma ótima ferramenta para mover rapidamente entre outras moedas criptográficas e fiduciárias, mantendo taxas praticamente inexistentes.

Por causa do pequeno preço do DOGE, o custo das transações diminui para quase zero e suas transações são concluídas muito rapidamente. Além disso, o DOGE tem uma comunidade ativa e amigável que está constantemente engajada na publicidade e promoção do projeto e até mesmo o desenvolvedor chefe do Ethereum, Vitalik Buterin, considera o Dogecoin sua criptomoeda favorita após o Ethereum e construiu em apoio ao DOGE em seu sistema de contratos inteligentes.

Além de comprar, você também pode adquirir Dogecoin por meio da opção de minerar a criptomoeda, aonde o seu computador faz basicamente matemática e é recompensado com moedas, tendo você que arcar com custos de hardware iniciais e de eletricidade, assim, sendo que o processo de mineração é gratuito, da mesma forma que minerar Bitcoin.

Desta maneira, o minerador (um equipamento de hardware usado para o Dogecoin Mining) busca resolver o Dogecoin Hash (um problema matemático que o computador do mineiro precisa resolver para obter o Dogecoin), assim, cada vez que um problema matemático é resolvido, uma quantidade constante de Dogecoins é criada.

Mas é importante você avaliar a melhor maneira de aquisição, pois muitas vezes é melhor comprar do que realizar o processo de mineração, pois os custos podem ser maiores.

Comments (No)

Leave a Reply