O que é e como funciona Bitcoin Cash?

Bitcoin Cash o que é

Bitcoin Cash é uma nova criptomoeda criada no dia 1 de agosto de 2017, em um processo de hard fork, separação da Bitcoin (BTC). Durante o processo de criação, todos os usuários de Bitcoin tiveram suas reservas privadas duplicadas, sendo as duplicatas nomeadas de Bitcoin Cash, uma criptomoeda a parte do Bitcoin original, com propriedades técnicas distintas.

É regida por um protocolo alternativo que aumenta a capacidade de transação em comparação ao Bitcoin “clássico”, sendo este o ponto principal do fork. Isto será permitido graças ao tamanho de bloco diferenciado. Este bloco maior, em comparação ao original, visa auxiliar na correção do problema de escalabilidade, uma solução alternativa àquela adotada pelo Bitcoin, o SegWit (Segregated Witness), assim chamada a otimização de código polêmica que será ativada na blockchain do Bitcoin principal.

É uma das principais criptomoedas da atualidade, ocupando o 5º lugar dentre todas em termos de capitalização de mercado. É um projeto que divide opiniões entre os grandes nomes do cenário nacional e internacional: por um lado, figuras como Roger Ver e Daniel Fraga já demonstraram seu apoio à criptomoeda, enquanto Fernando Ulrich e Nick Szabo já se mostraram contra.

Como funciona o Bitcoin Cash?

O Bitcoin (BTC) consegue processar 1 mega em 10 minutos e valida só 7 transações por segundo. Podemos dizem que até menos, pois algumas transferências na rede já demoraram dias para serem processadas. O Bitcoin chegou a um congestionamento absurdo de sua rede, ninguém imaginava que chegaria a esse ponto. Por isso a necessidade de criar o Bitcoin Cash, com o mesmo limite de moedas circulantes que o Bitcoin e com uma capacidade de processamento de 8MB, 7 vezes maior que a rede BTC.

O funcionamento base das transações existentes na Bitcoin Cash é essencialmente o mesmo da Bitcoin, tendo taxas de transferência mais baixas, economizando mais dinheiro do que na Biticoin; tem tempos de transferência mais rápido, assim, você não precisa esperar os 10 minutos necessários para verificar uma transação de Bitcoin; pode manipular mais transações por segundo, significando que mais pessoas podem usar o BCH ao mesmo tempo do que com o Bitcoin.

Principais diferenças entre Bitcoin e Bitcoin Cash?

O funcionamento base das transações existentes na Bitcoin Cash é essencialmente o mesmo da Bitcoin.

  • O Bitcoin Cash tem taxas de transferência mais baixas (cerca de US$ 0,20 por transação). Portanto, fazer transações com BCH economizará mais dinheiro do que o BTC.
  • Uma transação BTC pode custar cerca de US$ 1 por transação, embora esse valor esteja descendo consideravelmente com a implementação da tecnologia Lightning Network.
  • O BCH tem tempos de transferência mais rápidos. Assim, você não precisa esperar os 10 minutos necessários para verificar uma transação de Bitcoin.
  • O BCH pode manipular mais transações por segundo. Isso significa que mais pessoas podem usar o BCH ao mesmo tempo do que com o BTC.

Vantagens do BCH

O Bitcoin Cash (BCH) foi projetado para ser como o original bitcoin, mas com a vantagem de ser mais fácil de se enviar, receber e negociar. Enquanto o bitcoin fica como ouro e é indicado para ser investido, o bitcoin cash vem para facilitar as transações. Além, da vantagem de ser mais rápido, tem se facilidade de conversão em Bitcoin e grande potencial de valorização.

Desvantagens do BCH

Como é uma moeda online, a segurança se dá por meio de programas de computador. Isso significa que suas Bitcoins podem ser hackeadas e roubadas. E, em geral, pagamentos não podem ser contestados e nem devolvidos.

funciona Bitcoin Cash

Quanto vale um Bitcoin Cash (BCH)?

Confira abaixo a cotação do BCH em tempo real:

.

Como investir e comprar Bitcoin Cash no Brasil?

No Brasil, diversas exchanges negociam Bitcoin Cash. Para adquisição basta abrir uma conta nessas corretoras (exchanges), informando dados pessoais e, também é possível adquirir Bitcoin Cash diretamente de outros usuários e portais como o Mercado Livre e OLX possibilitam essa operação.

Após escolher onde abrir sua conta e realizar a compra, basta armazenar em uma carteira (wallet) de sua preferência. Existem diversos tipos de wallets disponíveis no mercado, com opções para armazenar no seu próprio computador, baixar um aplicativo no celular ou versões online. As principais são: OKEXHitBTCBithumbHuobi e Binance.

E também é possível minerar Bitcoin Cash, sendo necessário entrar em pool de mineração, assim, usuários se juntam para unir o poder de processamento e dividir os lucros do retorno. Neste caso, você pode minerar com seu processador ou placa de vídeo, mesmo que eles não sejam feitas especificamente para isso, sendo os mais conhecidos: AntPool, VVPool e ViaBTC.

Além disso, é possível participar de alternativas como cloud mining, assim, neste caso, você fecha um contrato com a empresa, pagando mensalmente ou uma vez só, e recebe uma porcentagem do que a empresa minerou.

Comments (No)

Leave a Reply