O Facebook anunciou seu plano de levar os pagamentos móveis para todas as massas, revelou que terá uma nova carteira digital que pode ser usada para armazenar a criptomoeda apelidada de “Libra“.
Após meses de especulação, a equipe de mídia da gigante das redes sociais disse em um blog da empresa que sua carteira digital estará disponível no Messenger, WhatsApp como um aplicativo independente. Espera-se que o serviço de pagamento e troca de moeda funcione com a tecnologia blockchain, a novidade será lançado oficialmente para os consumidores em 2020.
Libra a nova criptomoeda do Facebook
“O Calibra permitirá que pessoas que utilizarem o app, enviem e recebam o Libra, ou seja, qualquer pessoa com um smartphone conseguirá fazer a transação da forma mais fácil e instantânea possível, será como enviar uma mensagem de texto, tudo isso a baixo custo”, informou o Facebook.
Após o lançamento do Libra oficialmente, o Facebook espera oferecer serviços adicionais tanto para pessoas quanto para empresas, a facilidade será tanto quanto pagar contas com o apertar de um botão, comprar uma xícara de café com a digitalização de um código ou andar no seu transporte público local sem precisar levar dinheiro, um passe ou bilhete de metrô.
O Calibra é uma nova subsidiária do Facebook, a empresa está sendo criada exclusivamente para se concentrar em serviços financeiros. Segundo o próprio Facebook, o serviço de pagamentos criptografados, estará muito em breve acessível a qualquer pessoa que possua um smartphone de nível básico e que tenha conectividade de dados (Internet, wifi, plano de dados) e que esteja disponível online.
A rede que comportará esse sistema está sendo construída com tecnologia da The Libra Association, é uma organização sem fins lucrativos com sede na Suíça. Os membros da rede incluem nada mais e nada menos que a Mastercard, PayPal, Uber, Spotify e Visa.
O grupo está estruturado para trabalhar de forma independente do Facebook.
Aqueles que quiserem usar a “plataforma Calibra” poderão recarregar sua conta com dólares americanos ou outra moeda que será disponibilizada na plataforma, a transação será feita através de alguns dos provedores de pagamento que trabalham como parte da Associação Libra.
Como transferir dinheiro com a rede Libra do Facebook?
Para transferir dinheiro usando a rede Libra criptografada será muito fácil usando até os contatos do aplicativos de bate-papo do Facebook, o Messenger.
Ex: “se você comprar R$ 50 de Libra, seus R$ 50 vão para a Reserva de Libra”, a moeda foi projetada para ser estável e conferir valores ao Libra, o que o torna mais como uma moeda tradicional do que qualquer moeda digital é agora.
Vale mencionar que foi assim que o papel-moeda foi criado. O dinheiro pode ser enviado entre a carteira do Calibra para qualquer outra plataforma que aceite Libra. O objetivo é ter 100 empresas e organizações a bordo antes do lançamento.
O que será necessário para criar um conta de pagamento no Libra?
Os usuários precisarão de uma identificação oficial emitida pelo seu próprio governo para poder se inscrever no Calibra (ex: CPF, RG, Passaporte etc), os dados mantidos no Facebook serão, na maioria das vezes, isolados das informações da conta do Facebook.
A empresa disse que oferecerá aos usuários “sistemas automatizados que monitorem proativamente a atividade” para detectar fraudes. O Facebook disse também que: “Além de casos limitados, o Calibra não compartilhará informações de contas ou dados financeiros com o Facebook ou qualquer terceiro sem o consentimento do cliente.
“Isso significa que os dados financeiros e as informações da conta dos clientes do Calibra não serão usados para melhorar a segmentação de anúncios na família de produtos do Facebook.”
Até agora, a empresa estava quieta sobre seus planos de criptomoeda. Mas especulações no mercado dizem que o Facebook pode em breve fazer um anúncio oficial.
O Facebook atualmente tem os recursos técnicos e financeiros necessários para criar uma criptografia confiável, ao contrário de muitos outros que tentaram ou podem querer tentar, o problema é a confiança.
É seguro e confiável enviar dinheiro pelo Libra, a criptomoeda do Facebook?
É claro que ninguém nesse momento tem no Facebook, tanto os reguladores, tanto quanto os usuários, são e serão super cautelosos em deixar suas finanças e os dados financeiros nas mãos da potência social de Zuckerberg.
O Facebook parece bem ciente desse fato, e tem enfatizado que estará trabalhando ao lado dos membros fundadores da Associação Libra (Mastercard, PayPal, Uber, Spotify e Visa).
A ideia é que a Libra tenha adoção em massa – no projeto Libra muitas empresas confiáveis querem participar da jornada, então há uma chance que isso se torne uma tendência dominante no mundo físico e digital.
Comments (No)