Qual carteira Bitcoin escolher? Conheça as melhores!

qual melhor carteira Bitcoin

Por meio de uma carteira de criptomoeda, você pode receber, guardar ou gastar bitcoins quando e como achar necessário. A carteira Bitcoin é sua interface pessoal para ter acesso a sua rede Bitcoin, nela é possível consultar saldo, comprar, vender e mais. Semelhante à forma que você usa sua conta bancária online.

As carteiras Bitcoin contêm chaves privadas e códigos secretos que permitem que o usuário utilize os Bitcoins para fazer pagamentos. Dessa forma, entendemos que não são os Bitcoins em si que precisam ser armazenados e protegidos, mas sim as chaves privadas que dão acesso a eles.

Contudo, uma carteira Bitcoin é simplesmente um aplicativo, site ou dispositivo que gerencia chaves privadas Bitcoin para você. E se você está interessado em saber mais sobre elas e identificar a melhor para a sua estratégia, está no lugar certo! Continue a leitura do texto.

Quais são os tipos de carteira Bitcoin?

O mercado de Bitcoin é dividido em dois tipos de carteiras, sendo elas as Carteiras de Hardware e as Carteiras Quentes (online). Vamos levantar pontos importantes sobre os tipos de carteiras Bitcoin, para que vocês possa escolher o tipo que desejar e que encaixe mais em seu interesses.

Carteiras de Hardware

Uma carteira de hardware é um dispositivo físico eletrônico, desenvolvido com o único propósito de garantir a proteção de seus bitcoins. Antes de usar os bitcoins armazenados, é necessário que a carteira esteja conectada ao computador, telefone ou tablet.

Além disso, as carteiras Bitcoin de hardware mantêm as chaves privadas separadas dos dispositivos vulneráveis conectados à internet. Suas chaves privadas são mantidas em um ambiente offline seguro na carteira de hardware, totalmente protegidas mesmo se o dispositivo estiver conectado a um computador infestado de malwares.

Como os bitcoins são digitais, cibercriminosos poderiam, potencialmente, acessar a “carteira de software” do seu computador e roubá-los, acessando sua chave privada. Gerar e armazenar chaves privadas offline usando uma carteira de hardware garante que os hackers não tenham nenhuma maneira de acessar seus bitcoins.

Hackers teriam que roubar a carteira de hardware em si, mas mesmo assim, ela pode ser protegida com um código PIN. Não se preocupe com a sua carteira de hardware ser roubada, perdida ou danificada. Contanto que você crie um código de backup secreto, você sempre pode recuperar seus bitcoins.

Então, se você procura o máximo de segurança, praticidade e confiabilidade, as carteiras de hardware são a melhor opção para a sua estratégia.

Vantagens das carteiras de hardware

  • A forma mais fácil de armazenar bitcoins com segurança.
  • Fácil de proteger e fazer backup.
  • Menos margem de erro, assim, a instalação é fácil mesmo para usuários menos técnicos.

Desvantagens

  • Não é gratuito.

Carteiras quentes de Bitcoins

Carteiras quentes são carteiras Bitcoin que necessitam estar conectados à internet através de um computador (Desktop/Laptop), Smartphone ou tablete para funcionar. As chaves privadas são códigos secretos. No entanto, como as carteiras quentes geram suas chaves privadas em um dispositivo conectado à internet, essas chaves privadas não podem ser consideradas 100% seguras, uma vez que os Hackers tem mais acesso à rede de internet.

Vantagens das carteiras quentes

  • A forma mais fácil de armazenar pequenas quantidades de bitcoins.
  • É prático para gastar e receber pagamentos é fácil e rápido.
  • Algumas carteiras quentes permitem o acesso a fundos por vários dispositivos.

Desvantagens

  • Não é seguro para o armazenamento protegido de grandes quantidades de bitcoins. 

Qual carteira Bitcoin escolher

E aí, quais são as melhores carteiras bitcoin? 

Abaixo, listamos as principais carteiras bitocoin disponíveis no mercado. Separamos cada uma delas por seus sistemas operacionais e descrevemos os principais pontos. É importante que antes de montar uma carteira de criptomoeda em uma delas, você analise se está é a melhor opção para a sua estratégia de investimento.

As melhores carteiras de hardware

Ledger Nano S: A Leger foi criada em 2016 e tem um custo médio de U$59 (cerca de R$ 240), no entanto é a mais barata dentre as que citaremos nesse post. É considerada uma das empreas mais seguras de armazenamento de bitcoins. 

Trezor One: A Trezor foi a primeira empresa de carteira Bitcoin de hardware do mercado, criada em agosto de 2014. Oferece um dispositivo pequeno (do tamanho de um polegar), muito seguro e prático.

KeepKey: foi lançada em setembro de 2015 e foi a segunda carteira de Bitcoin de hardware a oferecer uma tela. A tela maior do KeepKey oferece alguns recursos de segurança a mais que você não encontra na Nano S e na Trezor.

Agora vamos citar as melhores carteira quentes:

Carteira Bitcoin Online (Carteiras Web)

As carteiras web armazenam suas chaves privadas online, onde são criptografadas por meio de uma senha pessoal escolhida pelo usuário. Como já citamos acima, as carteiras Bitcoin Web não oferecem a mesma segura que as carterias de harware, no entanto, elas podem ser acessadas de qualquer dispositivo conectado à internet, o que é um ponto positivo, uma vez que você pode usá-lo em qualquer lugar à qualquer hora.

GreenAddress: é uma carteira Bitcoin multi-assinatura disponível via web, desktop, Android e iOS. A GreenAddress é compatível com carteiras de hardware como a TREZOR, a Ledger Nano e a HW.1.

“Multi-assinatura” significa, nesse contexto, que o site exige uma confirmação manual sua para que suas moedas sejam movimentadas; isso aumenta muito a segurança.

Carteira Bitcoin para Android

Mycelium: É carteira Bitcoin para Android mais popular. É muito fácil de usar para enviar e receber pagamentos. Fazer backup de sua carteira também é simples, já que a Mycelium deixa tudo muito claro, com instruções de configuração e backup.

Breadwallet: A Breadwallet lançou recentemente uma carteira especialmente para Android. Ela oferece o controle do usuário de chaves privadas, uma interface fácil de usar e suporte para senha.

Edge: É uma carteira Bitcoin fácil de usar. Sua característica de login familiar faz com que o aplicativo seja tranquilo para pessoas novas no Bitcoin. A carteira também cria backups automáticos, para que você não precise se preocupar com os aspectos técnicos da realização de backups manuais.

GreenBits: É a versão nativa do Android da GreenAddress. É uma carteira multi-assinatura que também suporta carteiras de hardware como a Trezor e a Ledger.

 Bitcoin Wallet: Foi a primeira carteira Bitcoin móvel. A Bitcoin Wallet é mais segura do que a maioria das carteiras Bitcoin móveis, porque ela se conecta diretamente à rede Bitcoin. Ela tem uma interface simples e apenas a quantidade necessária de recursos, tornando-se uma ótima carteira e uma ótima ferramenta educacional para iniciantes Bitcoin.

Carteira Bitcoin para iOS (iPhone) 

Breadwallet: A Breadwallet é considerada por muitos, a melhor carteira Bitcoin para iPhone. É de código aberto e proporciona ao usuário o controle total sobre suas chaves privadas. Também tem uma interface limpa que torna o envio e recebimento de bitcoins um processo agradável e super simples.

Edge: É uma carteira Bitcoin fácil de usar, para iPhone e Android.  É um aplicativo ideal para pessoas que estão começando a investir em Bitcoin agora. A carteira também cria backups automáticos, para que você não precise se preocupar com os aspectos técnicos da realização de backups manuais.

Carteira Bitcoin para Desktop 

As carteiras para desktop são baixadas e instaladas em seu computador. Se privacidade for sua principal preocupação, esse tipo de carteira Bitcoin é uma boa opção, já que não precisa de dados de terceiros.

Electrum: é uma carteira Bitcoin leve para Mac, Linux e Windows. A Electrum foi criada em novembro de 2011. As principais características da Electrum são: suporte para carteiras de hardware (como a TREZOR, a Ledger Nano e a KeepKey) e armazenamento Bitcoin seguro usando um computador offline. A Electrum é uma boa opção tanto para iniciantes quanto para usuários avançados.

Agora que você conheceu as principais carteiras Bitcoins dos principais sistemas operacionais, basta escolher a que mais se encaixa ao seu perfil e começar a usá-la.

Comments (No)

Leave a Reply