Quem realmente é Satoshi Nakamoto?

Quem é Satoshi Nakamoto

Satoshi Nakamoto é um pseudônimo de uma pessoa ou um grupo de pessoas que desenvolveu o Bitcoin, escreveu seu livro fiscal e adicionou a implementação de referência original do Bitcoin. Satoshi publicou um artigo intitulado “Bitcoin: um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer” em outubro de 2008 e lançou o primeiro software que lançou a rede Bitcoin em janeiro de 2009.

A questão de quem é Satoshi Nakamoto ainda não foi respondida e gerou muitas teorias e especulações diferentes. Nakamoto não divulgou nenhuma informação privada, mas a identidade de Satoshi Nakamoto foi atribuída ao cientista da computação Nick Szabo, desenvolvedor e primeiro destinatário da transação Bitcoin Hal Finney, Craig Steven Wright, um cientista e empresário australiano e a algumas outras opções menos convincentes. Satoshi parou de trabalhar no projeto Bitcoin em 2011 e, posteriormente, desapareceu da vida pública.

Afinal, quem é Satoshi Nakamoto?

A busca por descobrir quem de fato é Satoshi Nakamoto tornou-se uma corrida incansável para muitas figuras do ecossistema de criptoativos, que não se conformam e fazem questão de revelar o verdadeiro criador da principal criptomoeda do mercado.

Este mistério, que fez com que algumas personalidades fossem tidas como Satoshi, assim como uma delas chegou a se auto proclamar o criador do BTC, nos levará do Japão até uma pequena cidade californiana chamada Temple City e depois atravessará o Oceano Pacífico para chegar à Austrália.

O icônico whitepaper afirma que Satoshi Nakamoto viveu no Japão e nasceu em 1975. Porém, quando a mídia mundial achou que havia encontrado o verdadeiro Satoshi em 2014, na verdade, ele era engenheiro de computação e morava em Temple City, no condado de Los Angeles. Enquanto o homem nipo-americano chamado Dorian Satoshi Nakamoto negou firmemente ser o verdadeiro criador do Bitcoin, a trama continuou a engrossar.

Então, logo foi iniciado outro processo de especulação, agora envolvendo o cientista da computação Hal Finney, que foi o destinatário da primeira transação de Bitcoin e parece ter vivido há “poucos quarteirões” de Satoshi.

Na época, o jornalista da Forbes, Andy Greenberg entrevistou Finney em sua casa. O cientista da computação tinha uma doença terminal (Esclerose Lateral Amiotrófica, ALS), que deixava o entusiasta dos criptoativos “trancado” em seu corpo e incapaz de falar ou mover seus músculos. Greenberg acreditava que Finney, que pareceu se divertir quando o jornalista perguntou se ele conhecia Nakamoto, era o criador do Bitcoin ou simplesmente usava o nome de seu vizinho como um apelido.

Mas isso não é tudo. Finney também conhecia o “entusiasta da moeda descentralizada” e cientista Nick Szabo, que escreveu um artigo sobre o “Bit Gold” em 1998 e era considerado um fã de pseudônimos. Szabo também confirmou em 2011 que apenas ele, Finney ou Wei Dai – criador do precursor do Bitcoin, o B-Money – poderiam ter sido responsáveis pela moeda digital.

Quem é Satoshi Nakamoto

Além das figuras citadas acima, outro conhecido suspeito de ser Satoshi é o cientista de computação e empresário australiano Craig Wright. Porém, ao contrário dos outros concorrentes, Wright na verdade se auto proclamou ser o criador da criptomoeda e em 2016, forneceu “prova técnica” para as agências de notícias BBC, The Economist e GQ, que consistia em uma demonstração do processo de verificação usado na primeira transação do Bitcoin.

Porém, o The Economist afirmou que “tais demonstrações podem ser administradas em etapas” e relatou que Wright recusou-se a tornar a prova pública e a fornecer outras garantias. Ele então postou um pedido de desculpas em seu blog afirmando que não tinha mais a “coragem” de continuar o processo e provar sua identidade.

Alguns especialistas acreditaram que Satoshi Nakamoto poderia ser a pessoa mais rica do mundo, considerando a valorização do preço do BTC desde a sua criação.

Em agosto de 2019 o site satoshinrh.com (Satoshi Nakamoto Renaissance Holdings) foi criado supostamente para revelar o criador, mês aonde o domínio bicoin.org completou 11 anos do seu registro. Até então na página consta apenas uma história sobre as motivações do suposto criador da Bitcoin, e uma história que coloca Hal Finney como o braço direito de Satoshi e fonte de conhecimento em criptografia.

Enfim, nesta página revela que o Bilal Khalid seria Satoshi Nakamoto, natural do Paquistão, ele mora no Reino Unido, mas mudou de nome. Hoje Bilal atende pelo nome Sir James Bilal Khalid Caan.

Mas pra qualquer pessoa que já ouviu falar em criptografia assimétrica, a simples assinatura digital acompanhada da chave pública seria suficiente para acabar com o mistério. Ao invés disso, o suposto inventor do bitcoin postou uma imagem mostrando o registro do domínio bitcoin.org em seu nome. No entanto, o registro aparece datado no dia 18 de agosto de 2008, o que, segundo ele seria prova “irrefutável”.

Comments (No)

Leave a Reply